[Resenha] O Guia do Mochileiro das Galáxias!


É com muito prazer e satisfação que a minha primeira resenha aqui no Pensamento Livro será sobre O Guia do Mochileiro das Galáxias! O primeiro volume dessa série incrível, escrita pelo autor britânico Douglas Adams, que está entre uns dos meus livros favoritos, tanto que eu até já perdi a conta de quantas vezes li. A estreia tinha que ser mesmo algo especial, e O Guia é muito especial para mim.

Se você ainda não conhece o livro, não deixe de conferir essa resenha. Você descobrirá que pode estar deixando passar a oportunidade de conhecer uma grande obra. O Guia não é apenas um livro de ficção bem humorado, é também uma obra crítica e nos garante momentos de reflexão. E se ficção científica também não é a sua praia, não se preocupe, O Guia do Mochileiro das Galáxias é, provavelmente, o melhor livro para se começar a gostar desse gênero.

Portanto, prepare-se para viajar pelo universo ao lado de um robô maníaco-depressivo, aprenda como conseguir carona em uma nave vogon, e descubra toalhas podem salvar a sua vida!


Sinopse:
Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias.
"-Sabe - dsse Artur -, é em ocasiões como esta, em que estou preso numa câmara de descompressão de uma espaçonave vogon, com um sujeito de Betelguese, prestes a morrer asfixiado no espaço, que realmente lamento não ter escutado oque mamãe me dizia quando eu era garoto.
- Por quê? Oque ela dizia?
- Não sei. Eu nunca escutei."

Opinião:
O Guia do Mochileiro das Galáxias é conhecido por ser um livro muito engraçado, mas por trás de todo bom humor, Douglas Adams, o autor, apresenta diversas críticas. Os próprios vogons, por exemplo, uma raça alienígena presente na história, representa muito bem os políticos burocratas. O que eu acho mais incrível no Guia é que Douglas Adams nos mostra todos os defeitos do ser humano e ainda nos faz rir disso. Mesmo sendo um livro sobre a humanidade, a história curiosamente se inicia com a destruição do Planeta Terra.

O livro é composto por momentos hilários e totalmente inesperados. Além de lugares improváveis e personagens marcantes, como é o caso de Marvin (foto a esquerda), por exemplo, um robô que sofre de depressão, um dos meus personagens favoritos na literatura.
"- Ah, a vida! Pode-se odiá-la ou ignorá-la, mas é impossível gostar dela."

É impressionante como, mesmo eu já tendo lido diversas vezes, o livro continua excelente, como da primeira vez que li, senão melhor. É uma leitura leve e divertida, bastante descontraída. Recomendo a pessoas de todas as idades e também para aquelas que nunca tiveram contato com a ficção científica, por qualquer que seja o motivo.

Conclusão:
Como eu disse, esse livro é muito especial para mim, por foi realmente quando passei a gostar de ler. Com Douglas Adams passei a apreciar a leitura, não apenas ler por obrigação para tirar boas notas no colégio, mas apenas ler pelo prazer que a leitura pode proporcionar.

Se você ainda não leu o livro lembre-se que, a impressão que cada um tem sobre uma obra pode ser completamente diferente. Portanto, cuidado com as expectativas. Aprecie a leitura e forme a sua própria opinião sobre o livro. Deixo aqui a minha recomendação e os sinceros votos de uma boa leitura.



Caso tenha ficado curioso para conhecer o livro, você pode ler o primeiro capítulo em PDF que está disponível no site da Editora Sextante, basta clicar nesse link AQUI.

3 Response to "[Resenha] O Guia do Mochileiro das Galáxias!"

  1. isinha says:

    Parabéns pelo blog
    não gosto muito desse genero literário mas a resenha me instigou a conhecer*--*


    segue o meu de uma passada lá

    http://progressocontinuo-progressocontinuo.blogspot.com/

    Valeu, Isinha XD
    Procure o livro, ainda mais que tá baratinho. Você encontra a coleção completa (5 livros) por apenas 30 reais!

    Tô seguindo já! XD

    Eu li esse livro e ameiiiiiiiii tanto, mas tanto que depois comprei a coleção toda....só ainda não tive tempo de ler todos...rsrs...mas eu também super recomendo a leitura....\o/....beijoaks elis!!!!!

    Me Visita: A Magia Real

Postar um comentário

Powered by Blogger